segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Crescer?

O que é crescer?
Em miúdo o significado era simples, fácil de entender. Podia-se resumir a aprender a nova tabuada ou mesmo só a ter a altura do colega mais velho. Mas quando a idade avança, o significado fica mais vago, menos direto e mais complexo. Começamos a evocar diferenças no crescimento intelectual dos alunos para justificar as avaliações díspares entre eles. Começamos a falar de maturidade emocional quando nos vemos em relações sociais de menos linear entendimento. Até falamos em "crescimento" quando nos referimos ao aumento da produção de uma empresa ou de um Estado. Mas será que estamos realmente a ver o crescimento tal como ele é?
Será que fantasiamos, tal como em crianças, com uma idade adulta, perfeita, cheia de possibilidades imaginárias que agora, nesta fase de "crescimento", não temos acesso?
Será que imaginamos um mundo de evolução avançada, de conhecimento profundo, de tranquilidade, surgir naturalmente sem compreendermos que esse estágio só é vivido quando fruto do nosso próprio crescimento humano?
Será que ficámos presos à infantil fantasia de que bastava cabular para passar de ano?
Vejo muito poucos crescerem e crescerem com vontade de crescer. Não com vontade de ver os anos passar mas de melhorar o que eram antes. De aperfeiçoar um ideal, de desenvolver capacidades empáticas, de evoluir a capacidade de ouvir e saber corrigir o nosso próprio erro, de se desapegarem do materialismo e valorizarem o Humanismo.
Até nos Governos podemos observar isso mesmo com a obsessão da necessidade de um "crescimento económico", sem sequer antes se perceber que não necessitamos de produzir mais do que necessitamos para cumprir as nossas satisfações de bem estar material e que esse "crescimento" de que tanto falam, não passa de um acumular de excedentes não fulcrais para o nosso verdadeiro crescimento humano e civilizacional.
Cabe a todos encontrar o seu próprio crescimento. A sua auto-estrada de vivências que levará a uma verdadeira evolução da pessoa que cada um é, fazendo de todos um coletivo mais crescido e evoluído. Crescer não é ficar mais velho. Crescer não é ficar mais rico. Crescer nem sequer é ficar mais alto. Crescer é ficar mais perto de se ser feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário