quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Empatia

O que é a empatia?
O que significa?

Para mim, a empatia resulta da capacidade de compreender a situação psicológica, emocional e social do outro, relacionando com uma atitude dele, com o objectivo de perceber as razões que o levam a tomar essa atitude.
Resulta do esforço de um para perceber o ponto de vista do outro, mesmo quando o egoísmo nos puxa para uma visão limitada da realidade.
Só é vivida e sentida quando compreendida e incorporada no nosso dia-a-dia. Se não ultrapassa o estágio intelectual e não é verdadeiramente visível em todos os pequenos detalhes da nossa vida, não é mais do que um sentimento intelectualizado que, para ser sentido, tem de ser pensado.
Este esforço só acaba quando a empatia é o "caminho certo". Quando em todas as nossas relações sociais temos em conta o background do outro. Quando em todas as situações vemos a "cara" e a "coroa" e não agimos sem antes ver os dois lados da moeda.
Não é um dar esmola porque sente pena de outro. É um ter em conta quem é o outro, que esse outro tem a sua vida, a sua personalidade, as suas emoções, os seus sonhos, os seus medos e que não é apenas mais um. Empatia é ultrapassar o egoísmo que nos leva a pensar só no nosso lado e na vantagem ou desvantagem que temos sobre determinada situação. Empatia é a consciencialização da importância de pensar em coletivo, mas sem perder a individualidade de cada um.
É urgente uma onda de empatia. É urgente que comecemos a pensar nos outros como pessoas iguais a nós, com a sua própria visão das vida. Se não somos empáticos, não sabemos viver em sociedade. Porque uma sociedade que se baseia no egoísmo e na avidez, não é para pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário